terça-feira, 19 de abril de 2016

Melhoridade saudável é tudo de bom quando se consegue ficar velho

  • O preconceito, de forma geral atinge àqueles que de certa forma representam alguma diferença dos demais. 
Preconceito contra classe social, sexo/gênero, raça, religião; são diversas as formas de descriminação existentes, bem como, as formas de expressar esse preconceito.
 

Ainda pouco divulgado, mas já existente, inclusive no Brasil, o Ageismo é o preconceito associado à alguns grupos etários, especialmente o grupo dos idosos. Esse tipo de preconceito não parte só da sociedade de forma geral, ele pode ser gerado pelo Estado, por amigos e até familiares do idoso. Chega a ser contraditório que em um contexto no qual temos um país com população idosa crescente, fator indicativo de qualidade de vida, não se aprecie e respeite a classe envelhescente. Um dos motivos prováveis para esse preconceito é a comum associação da velhice com morte e a tentativa quase que desesperada de recuperar a juventude, retardando o envelhecimento.
 

A verdade é que a expressão do ageismo ocorre de maneiras distintas, podendo acontecer por vias agressivas e até mesmo violentas, ou mesmo pelo cuidado excessivo e visão de que o idoso não possui mais capacidade para lidar com certas competências do lar devido à sua idade avançada. 

Nesse segundo caso, é preciso que se obedeça o limite entre o respeito com a condição do idoso, mas também a autonomia do mesmo, para que ele se sinta útil e integrado ao contexto em que se insere.
 

No que se refere às formas de discriminação pautadas pela violência, destacam-se questões como o abandono, negligência, agressão física e desrespeito. Estudos realizados em diferentes locais demonstram resultados similares entre os idosos respondentes nos EUA, Portugal e Brasil, caracterizando o ageismo tanto em ações mais sutis, como contar uma anedota sobre idosos, até ações de violência física. 
 

Sobre a violência e os maus tratos ligados à pessoa idosa, estes são existentes há muitos anos, porém só ganharam destaque nas discussões no contexto brasileiro recentemente. Um dos destaques do tema ficou por conta da novela Mulheres apaixonadas, exibida em 2003, que retratou os abusos da neta Dóris aos seus avós Flora e Leopoldo. A novela foi responsável por aquecer a discussão sobre os abusos e negligências contra os idosos, levando o assunto à população.
 

É preciso que se ressalte que existem violências e não só um tipo específico, aspecto que vale para o conceito de violência de forma geral, não se restringindo à violência presente em algumas expressões do ageismo. Mesmo com a pouca quantidade de literatura sobre o tema, já se pode traçar um perfil dos idosos atingidos pelo ageismo: mulheres, acima de 75 anos, que possuem algum tipo de dependência física e/ou psicológica, vivem com seus familiares e demonstram nas relações interpessoais serem pessoas passivas e complacentes. Em contrapartida, o perfil dos agressores entra como filhos e/ou pessoas que possuem estreita relação com o idoso, apresentam algum problema psicológico, são dependentes de álcool e outras substâncias psicoativas. 

Muitos personagens sofreram preconceito nas novelas e, infelizmente, serviram de incentivo a diversas mentes tacanhas espalhadas no mundo.

Saber aceitar as diferenças é um privilégio de poucos! Infelizmente, há ainda quem nem as tolere e ofenda as pessoas com o preconceito, seja por motivo de condição sexual, religião, raça, doenças, deficiências, cor, ou qualquer outro. Esse tema está cada vez mais ganhando espaço na mídia e as novelas retratam o drama de muitos personagens que convivem com a intolerância.

19/04/2013 14h30
Logo Guia da TV

Personagens que sofreram preconceito nas novelas

Veja a história de personagens que sofreram com a intolerância na tevê
Felipe Tellis

Saber aceitar as diferenças é um privilégio de poucos! Infelizmente, há ainda quem nem as tolere e ofenda as pessoas com o preconceito, seja por motivo de condição sexual, religião, raça, doenças, deficiências, cor, ou qualquer outro. Esse tema está cada vez mais ganhando espaço na mídia e as novelas retratam o drama de muitos personagens que convivem com a intolerância.
- See more at: http://papofeminino.uol.com.br/famosos/especiais/personagens-que-sofreram-preconceito-nas-novelas/#sthash.GK8EV8RM.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.