- Dor crônica
Dores na Coluna Vertebral – Lombalgias e Lombociatalgias
Lombalgias ou dor lombar baixa, são os nomes dados aos quadros de dores na região lombar da coluna vertebral.
As lombalgias podem ser associadas ou não ao comprometimento do nervo ciático (lombociatalgias), com dores irradiadas para glúteo, coxa, perna e/ou pé.
Segundo a OMS cerca de 80% da população tem ou terá em algum momento da vida esse tipo de dor. No Brasil, 50 milhões de brasileiros por ano apresentam tal queixa.
Os sintomas e sinais de lombalgia vão desde ligeiros desconfortos, dores, queimações, crises com “travamentos” e até incapacidade de ficar com o corpo ereto para caminhar ou até mesmo manter-se em pé.
Vários estudos de qualidade já investigaram as causas mais frequentes de lombalgia e concluíram que existem vários fatores que podem causar essa patologia.
Segundo os pesquisadores, a maioria das lombalgias é considerada aguda, pois aparece de forma relativamente rápida, sendo caráter multifatorial, muitas vezes reversível apenas com repouso.
A frequência dessas ocasiões tende a aumentar com o envelhecimento, ficando as crises mais intensas, podendo tornar-se um problema crônico.
Dentre as possíveis causas de lombalgia podem-se citar causas mecânicas (p.ex. excesso de peso, movimentos bruscos, etc.), inflamatórias, nervosas, reumáticas e quando não é possível definir a causa pode-se denominá-la dor lombar inespecífica.
A flacidez muscular e a falta de condicionamento físico também podem gerar dores fortes e transitórias. Estas ocorrências geralmente estão relacionadas à sobrecarga e esforços que geram contraturas, distensão e inflamação local.
Um dos maiores causadores de dor lombar baixa é a degeneração dos elementos da coluna. Entre eles está o disco intervertebral, que funciona como um amortecedor das cargas que sofrem diariamente as vértebras.
Com o passar dos anos, o disco envelhece e desgasta, desidratando e tornando-se mais rígido e quebradiço, não conseguindo resistir às tensões exercidas sobre ele. Esse processo é chamado de degeneração discal.
No processo degenerativo, o disco pode inflamar e gerar uma dor profunda nas costas, chamada de dor discogênica.
Além desta dor nas costas, a degeneração do disco pode levar às hérnias de disco, que são extrusões do núcleo do disco intervertebral em direção aos nervos, gerando sintomas irradiados para os membros inferiores.
- Exercícios para aliviar dores da coluna
- Aliviar dor na coluna lombar
- Como aliviar dor lombar aguda
- Dor lombar aguda o que fazer
- Como Tratar a Dor na Lombar em um Instante?
- Tratamentos Dor Lombar Crônica
- Lombalgia - Sintomas, Tratamentos e Causas
- BVS - Ministério da Saúde - Dicas em Saúde
- Lombalgia - etc...
http://patologiadacoluna.com.br/hernia-de-disco/
http://patologiadacoluna.com.br/nao-cirurgicos/
http://clinicadralexandrecruzeiro.webnode.com.br/rss/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.